Cenografia – Luciano Porto/ Circo Teatro Udigrudi; TCA; FIAC - 2011 |
Não
sei dizer se gosto muito ou se preciso muito das texturas... Só sei
que sempre me chamou muito atenção às texturas das coisas; de
absolutamente TUDO: a textura nas cores, na luz, nas superfícies.
Junto
a isto acredito que, por ter raízes no interior (e suas imagens da
natureza), e por ter uma alma iminentemente artística, além
de me tornar o que sempre fui: ATOR, também, como um cientista num
laboratório ("Professor Pardal e Peninha", da Disney, e "Franjinha" de Maurício de Souza), dei margem a essa infinita descoberta das
texturas, sua composição, e o mais importante: seu efeito no olhar
alheio – platéia.
E
este direcionamento começou, de fato, em dois momentos (um, de forma
geral; e outro, de maneira específica): Na feitura
improvisada do cenário de minha primeira peça: A ELEIÇÃO (Dir.
Marcos Cristiano – 1998. Teatro da Uneb) e nos estudos da Escola de
Teatro da Ufba enquanto Bacharel de Teatro/Interpretação
(1998/2003). E o segundo momento, de forma específica: no Curso de 6
meses de Técnico em Artes Cênicas/Cenografia no IFBA (março a
setembro de 2011). Depois no desenvolver da atividade através dos
estágios e dos trabalhos posteriores.
CENOGRAFIA com SKETCHUP – Marcos Barbosa; TCA – 2012 |
Sendo
"simplista", os dois momentos se resumem em:
1.
Aulas de matérias ligadas às Artes Plásticas e Figurino com: Sonia Rangel, Claudete Eloi, e Maria Vidal (em momentos e contextos
diferentes);
2.
Metade dos estudos e matérias específicas do Curso de Cenografia do
IFBA;
Oficina de Cenotecnia com Gringo Freitas - Janeiro/2012 |
Realizei alguns processos de Cenografia, (estudos e projetos efetuados até o momento):
*”CENÓGRAFO”
– Instituto Federal da Bahia & Funceb – IFBA/TCA – de Mar.
a Set. De 2011
*”CENÓGRAFO”
– Luciano Porto/ Circo Teatro Udigrudi; TCA; FIAC - 2011
* "CENOTECNIA - Com o cenotécnico Gringo
Freitas - Jan. 2012 - Forte do Barbalho.
*”CENOGRAFIA
DA ÓPERA CARMEM” – Raul Belém (MG); TCA– 2012
*”CENOGRAFIA
C/ o Programa SKETCHUP” – Marcos Barbosa; TCA – 2012
-*
"MULHERES COM PANO NA CABEÇA", Solar do Ferrão; 2011
(Cenógrafo Auxiliar de Lorena Peixoto);
*
"SHOW CARTAS DE MAREAR", Teatro Gamboa; 2011
(Cenógrafo Auxiliar de Agamenon de Abreu);
*
"OUTRA TEMPESTADE", Teatro Castro Alves; 2011
(Cenógrafo Auxiliar de Zuarte Jr.);
*
"DIVÃ DOS PECADOS", Teatro Aliança Francesa e Teatro
Gamboa; 2013.
*
Projeto Cenográfico da peça (ainda não montada, até o
momento): "TÃO PERTO. TÃO LONGE". Este meu projeto cenográfico foi realizado em 2012.
CENOGRAFIA – Instituto Federal da Bahia & Funceb – IFBA/TCA – de Mar. a Set. De 2011 |
CENOGRAFIA – Instituto Federal da Bahia & Funceb – IFBA/TCA – de Mar. a Set. De 2011 |
CENOGRAFIA
– Instituto Federal da Bahia & Funceb – IFBA/TCA – de Mar.
a Set. De 2011
|
"MULHERES
COM PANO NA CABEÇA", Solar do Ferrão; 2011 (Cenógrafo Auxiliar
de Lorena Peixoto)
|
"SHOW
CARTAS DE MAREAR", Teatro Gamboa; 2011 (Cenógrafo Auxiliar
de Agamenon de Abreu)
|
"OUTRA
TEMPESTADE", Teatro Castro Alves; 2011 (Cenógrafo Auxiliar
de Zuarte Jr.)
|
Curso e
Cenografia da "ÓPERA CARMEM" – Com o Cenógrafo:
Raul Belém (MG); TCA – 2012
|
"TÃO PERTO. TÃO LONGE" - 2011. (Por motivo de segurança autoral,por ainda não ter sido montada, exponho Imagens meramente descritivas, relativas às inspirações...). |
"DIVÃ DOS PECADOS", Teatro Aliança Francesa e Teatro
Gamboa; 2013
|
"DIVÃ DOS PECADOS", Teatro Aliança Francesa e Teatro
Gamboa; 2013
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário