terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CENOGRAFIA ;)


Cenografia – Luciano Porto/ Circo Teatro Udigrudi; TCA; FIAC - 2011


Não sei dizer se gosto muito ou se preciso muito das texturas... Só sei que sempre me chamou muito atenção às texturas das coisas; de absolutamente TUDO: a textura nas cores, na luz, nas superfícies.

Junto a isto acredito que, por ter raízes no interior (e suas imagens da natureza), e por ter uma alma iminentemente artística, além de me tornar o que sempre fui: ATOR, também, como um cientista num laboratório ("Professor Pardal e Peninha", da Disney, e "Franjinha" de Maurício de Souza), dei margem a essa infinita descoberta das texturas, sua composição, e o mais importante: seu efeito no olhar alheio – platéia.

E este direcionamento começou, de fato, em dois momentos (um, de forma geral; e outro, de maneira específica): Na feitura improvisada do cenário de minha primeira peça: A ELEIÇÃO (Dir. Marcos Cristiano – 1998. Teatro da Uneb) e nos estudos da Escola de Teatro da Ufba enquanto Bacharel de Teatro/Interpretação (1998/2003). E o segundo momento, de forma específica: no Curso de 6 meses de Técnico em Artes Cênicas/Cenografia no IFBA (março a setembro de 2011). Depois no desenvolver da atividade através dos estágios e dos trabalhos posteriores.


CENOGRAFIA com SKETCHUP – Marcos Barbosa; TCA – 2012


Sendo "simplista", os dois momentos se resumem em:

1. Aulas de matérias ligadas às Artes Plásticas e Figurino com: Sonia Rangel, Claudete Eloi, e Maria Vidal (em momentos e contextos diferentes);

2. Metade dos estudos e matérias específicas do Curso de Cenografia do IFBA;


Oficina de Cenotecnia com Gringo Freitas - Janeiro/2012



Realizei alguns processos de Cenografia, (estudos e projetos efetuados até o momento):




*”CENÓGRAFO” – Instituto Federal da Bahia & Funceb – IFBA/TCA – de Mar. a Set. De 2011

*”CENÓGRAFO” – Luciano Porto/ Circo Teatro Udigrudi; TCA; FIAC - 2011

* "CENOTECNIA - Com o cenotécnico Gringo Freitas - Jan. 2012 - Forte do Barbalho.

*”CENOGRAFIA DA ÓPERA CARMEM” – Raul Belém (MG); TCA– 2012

*”CENOGRAFIA C/ o Programa SKETCHUP” – Marcos Barbosa; TCA – 2012




-* "MULHERES COM PANO NA CABEÇA", Solar do Ferrão; 2011 (Cenógrafo Auxiliar de Lorena Peixoto);


* "SHOW CARTAS DE MAREAR", Teatro Gamboa; 2011 (Cenógrafo Auxiliar de Agamenon de Abreu);


* "OUTRA TEMPESTADE", Teatro Castro Alves; 2011 (Cenógrafo Auxiliar de Zuarte Jr.);


* "DIVÃ DOS PECADOS", Teatro Aliança Francesa e Teatro Gamboa; 2013.

* Projeto Cenográfico da peça (ainda não montada, até o momento): "TÃO PERTO. TÃO LONGE". Este meu projeto cenográfico foi realizado em 2012.





CENOGRAFIA – Instituto Federal da Bahia & Funceb – IFBA/TCA – de Mar. a Set. De 2011




CENOGRAFIA – Instituto Federal da Bahia & Funceb – IFBA/TCA – de Mar. a Set. De 2011





CENOGRAFIA – Instituto Federal da Bahia & Funceb – IFBA/TCA – de Mar. a Set. De 2011





"MULHERES COM PANO NA CABEÇA", Solar do Ferrão; 2011 (Cenógrafo Auxiliar de Lorena Peixoto)




"SHOW CARTAS DE MAREAR", Teatro Gamboa; 2011 (Cenógrafo Auxiliar de Agamenon de Abreu)






 "OUTRA TEMPESTADE", Teatro Castro Alves; 2011 (Cenógrafo Auxiliar de Zuarte Jr.) 






Curso e Cenografia da "ÓPERA CARMEM" – Com o Cenógrafo: Raul Belém (MG); TCA – 2012  








"TÃO PERTO. TÃO LONGE" - 2011. (Por motivo de segurança autoral,por ainda não ter sido montada, exponho Imagens meramente descritivas, relativas às inspirações...)





"DIVÃ DOS PECADOS", Teatro Aliança Francesa e Teatro Gamboa; 2013



"DIVÃ DOS PECADOS", Teatro Aliança Francesa e Teatro Gamboa; 2013










Nenhum comentário:

Postar um comentário