sábado, 5 de abril de 2014

José Wilker: o Ator das Mãos! (Natália do Valle, OPA, Teatro e UFBA)





O Ator José Wilker nasceu em Juazeiro do Norte (CE), no dia 20 de agosto de 1947 e faleceu em 2014






José Wilker: o Ator das Mãos!


Sempre fui apaixonado pela mulher alta, de cor "marrom-que-brilha", com voz suave,e "olhos rasgados-sensuais", a Natália Do Valle. 

Esse amor de mim por ela começou quando eu tinha 6 anos de idade, no mês de novembro de 1982; um período em que a empregada de minha casa, me dava esporro, me colocava pra dentro  de casa, e me dava banho na tentativa de que meu lodo parasse de abraçar meu corpo e desistisse de mim. :)

De banho tomado, comendo pão com ovos fritos, café com leite, e cheirando a talco, eu aflito por voltar pra rua, pra continuar a oferecer à vida meu fogo de nível: o Diabo Voltou à Terra, para a Novela das 19 horas, "Final Feliz", eu, abria uma exceção, e, quieto, olhava Natália do Valle e tudo mais, atento. 

Foi então, atento, que via toda noite, um homem que falava com um robô – tudo que eu sonhei pra mim I, cantar e começar um romance com minha pseudo-namorada de olhos rasgados – tudo que eu sonhei pra mim II -(DÉBORA); e esse homem se chamava: José Wilker. E seu personagem se chamava RODRIGO. 


Final Feliz

Em "Final Feliz" a impetuosa Débora é apaixonada por Leandro, noivo de sua prima Mirtô, até que reencontra Rodrigo, irmão de Mirtô, com o qual não mantinha contato havia muitos anos. Inicialmente, os dois nutrem uma antipatia gratuita um pelo outro - antipatia essa que esconde um sentimento maior. Acabam apaixonados e vivem um tumultuado romance, devido ao gênio difícil de ambos.  

E eu? Eu ficava retado com José Wilker; puto com ele; se eu pudesse entrava na tv e socava ele até deixar ele tão feio que minha querida Natália do Valle não ia querer namorar mais aquele imbecil; apesar de eles brigarem muito durante mais da metade da novela, pra meus 6 anos de idade da terra, e 600 anos de vida da alma, estava claro que isso ia dar em "descaramento": pra azar de meu tenro ciúme, eu estava certo!

Mas aconteceu algo paralelo ao meu ciúme; comecei  admirar a forma e conteúdo daquele que veio a se tornar meu modelo de ator. Modelo mesmo... Quando comecei a fazer teatro e a passar por testes, por muito tempo, baseado nas cenas de "Final Feliz" e da outra novela subsequente "Transas e Caretas", eu pensava como Wilker faria aquele meu teste; como ele se portaria; que tipo de cena ele faria e como?!   


Transas & Caretas


Para Ver a Chamada de FINAL FELIZ CLIQUE AQUI!!

Para Ver Cena de Wilker e Natália do Valle em FINAL FELIZ  CLIQUE AQUI!!




Em "Transas e Caretas", de 1984, de Lauro César Muniz, e Dirigida também por José Wilker (também trabalhou como Ator),  às 19h00; onde que o telespectador deleitou-se com criticas ao FMI que hipoteticamente seria representada pela manipuladora Eva Wilma, como Francisca Moura Imperial, e a mensagem futurista através dos irmãos vividos por Reginaldo Faria (o medieval) e José Wilker, de nome "Thiago Moura" (o moderno e tecnológico, tanto a ponto de ter um Robo Mordomo, Alcides – o Wall de 2001 – Uma Odisséia[?!]). Ao lado da Renata Sorrah, Lady Francisco e Natália do Valle, sendo manipulada por Francisca.


Transas & Caretas

E tinha Natália do Valle, De Novo, no auge de sua beleza. A atriz esbanjava charme e sensualidade através de sua personagem, Marília, que se submete à vontade de Francisca em seduzir um dos seus filhos e lhe dar um neto. Claro que tanto Jordão quanto Thiago -o Fura olho do José Wilker- se apaixonam por ela e passam a disputá-la. O entrecho folhetinesco estava na dúvida de Marília, que, de casamento marcado com Jordão, tem que se decidir entre o casamento com ele ou fugir com Wilker-Thiago, por quem era verdadeiramente apaixonada. E Eu, mais uma vez, PUTO com meu "rival" Wilker... De Novo! :) 


Transas & Caretas


Finalmente, em "Mico Preto", de 1990, graças a Deus, Débora do Valle Não Estava; se estivesse, com certeza, teria um rala-e-rola com o meu arque-rival-que-fala-com-as-mãos José Wilker, também... certamente!

Aqui, ele é Frederico Meneses, o Fred, 1 dos 3 filhos de empresária de sucesso, ganacioso; filho mais velho de Áurea (Márcia Real) e irmão de Adolfo (Tato Gabus Mendes) e dos gêmeos José Luís e Arnaldo (Miguel Falabela). É ambicioso e um conquistador, já tendo namorado um elenco impressionante de mulheres. É o vice-presidente das empresas de sua mãe, só que ambiciona mais, mesmo sabendo da preferência de Áurea por Adolfo, o que o deixa louco de inveja. 


Para Ver a Cena de Wilker e Falabella em MICO PRETO  CLIQUE AQUI!!


Ai em Mico Preto, findava meu ciclo com novelas. Mas também ai, com esses três trabalhos, obras de arte dos anos 80/90, começava e reafirmava minha inspiração contudente ao trabalho de José Wilker, o ator que falava com as mãos; e o reflexo disso em todos os meus trabalhos e estudos de intrepretação, no começo de minha vida profissional em Interpretação. 

Eu, começava em 1990 a no grupo de estudos de teatro para adolescente OPA, na Universidade Federal da Bahia, e tudo que eu guardará de Wilker começava a aparecer, através de mim, e minha tentativa de chegar perto, de me aproximar, do trabalho brilhante do ator que falava com um robo (tudo que eu sempre quis na vida), que falava sozinho, e que sempre, acabava namorando com Natália do Valle; o Ator que falava com a Inteligência, com o Cinismo-Crítico e com as Mãos: José Wilker: um gênio, e, provavelmente, o gênio! 



"Plumas & Paetés" - 1980 - Renato (José Wilker) e Amanda (Maria Cláudia).



Para Ver a Abertura de PLUMAS E PAETÊS (Obs. Um dos Bailarinos é o Ator Raul Gazolla) - CLIQUE AQUI!!


Para Ver a Cena de Wilker e Maria Cláudia em PLUMAS E PAETÊS CLIQUE AQUI!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário