domingo, 29 de junho de 2014

Consulta a Projetos Culturais alheios: é pública ou não? Guarde sua Idéia!







Quando seu projeto é inscrito em algum mecanismo de avaliação gerido por um órgão público, a consulta a ele se torna pública, o que permite a qualquer cidadão, com o uso dos mecanismos de busca corretos, acessá-lo e lê-lo. 

A consulta pública também ajuda os novos proponentes, que a partir dela podem realizar pesquisas e tirar dúvidas diversas sobre a apresentação das propostas, orçamentos, planos, etc. No entanto, alguns proponentes não gostam da ideia de liberar material publicamente, com o receio de que outras pessoas possam utilizá-los. Então como se prevenir de um plágio?


Após o registro do seu projeto no sistema da legislação específica (no Salic Web da Rouanet, por exemplo), se alguém tentar cloná-lo para enviar uma nova proposta, esta será automaticamente arquivada pelo órgão competente (no exemplo, o Ministério da Cultura). Mas os órgãos fiscalizadores não tem o controle para impedir, por exemplo, que alguém visualize o seu projeto para depois adaptá-lo e realizá-lo por outras vias.


Se você tem um texto, uma música, um roteiro, enfim, um produto criado por você, você é o detentor dos direitos autorais e deve registrar sua obra para se precaver. Com sua obra devidamente registrada, o uso não autorizado por terceiros é sujeito a penalidades. Mas, se você tem ideias, são ideias, não há regulamentação que o proteja de outras pessoas também as terem ou as utilizarem.


De todo modo, uma ideia ou um projeto não se concretizam sozinhos; ela precisará de interessados, mecenas, que o auxiliem nesse processo de criação. Portanto, resguarde-se no que lhe couber!

Fonte: Versa.Art

-------


Baixe o Nosso Aplicativo: CLIQUE AQUI!






Nenhum comentário:

Postar um comentário